Em meio à tanto holocausto zumbi, eis que surge uma série que aborda os mesmos princípios de devastação humana, mas sem criaturas sedentas por sangue. The Rain é uma web-série dinamarquesa que começou a ser distribuída pela Netflix em 04 de maio de 2018.
Após um experimento inicialmente sem explicações, uma chuva carregando um vírus fatal capaz de levar a morte em segundos e que acaba contaminando toda água, o que torna a vida e a sobrevivência muto difícil. Quem não conseguiu abrigo ou teve o mínimo de contato com a água morreu instantaneamente. A trama chega a lembrar um clássico dos quadrinhos que só os mais afortunados chegou a conhecer, El Eternauta (1957-1959, 1965, 1976-1977 e 1983) que narra as aventuras dos sobreviventes de uma nevasca “mortal” que assola a Argentina dizimando a população em segundos.
No que se segue é tudo muito parecido, a falta de comida ou até mesmo da água faz aflorar nos sobreviventes o pior que existe da humanidade, ou da falta dela, regras não existem mais e a lei do mais forte prevalece. Mesmo mantendo o mínimo da moral humana, para sobreviver você é obrigado a tomar atitudes que vão além da compreensão natural, uma simples gota de água pode transformar o seu melhor amigo em um portador que pode dizimar todos a sua volta nos segundos que precedem a sua morte.
Mas como estamos falando de jovens que seis anos atrás eram crianças ou adolescentes, que tiveram que se unir para sobreviver e aprender juntos os segredos obscuros da vida, muita gente rotulou a série como sendo teen, o que faz muitos torcerem o nariz, pois normalmente os conflitos pessoais são mais importantes que a trama principal. Não é o caso de The Rain, existem conflitos sim, existem dilemas, mas o foco da série é a sobrevivência em um mundo devastado, onde um simples animal pode portar a morte. Matar quem e o que quer que seja pode te dar mais um dia de vida.
Em The Rain um grupo de sobreviventes são guiados por dois irmãos, Simone e Rasmus, que passaram 6 anos dentro de um bunker, o grupo é levado para uma viagem de descobertas em uma terra que ninguém mais reconhece. Simone precisa usar o seu conhecimento adquirido sobre os bunkers como moeda de troca para ela e seu irmão permanecerem vivos e partem em uma jornada em busca simplesmente de comida e água potável, encontrando toda forma de “mutação” que uma sociedade ignorante pode produzir quando acuada e com medo.
The Rain pode não ter agradado a muitos, nem mesmo ser de todo original, mas conseguiu mostrar a que veio.