ATUALIZAÇÃO: A Forma da Água ganhou o Oscar de melhor Filme! Del Toro, de melhor Diretor. Além dos Oscars de Melhor Trilha Original e Melhor Design de Produção.
Demorei bastante para conseguir ver esse filme. Engraçado que apenas hoje, dia que será apresentado o Oscar, finalmente conferi a obra escrita e dirigida por Guillermo Del Toro. A forma da Água (The Shape of Water, no original) é um filme de 2017, estrelado por Sally Hawkins, Michale Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones, Michael Stuhlbarg e Octavia Spencer. Ele se passa em Baltimore no ano de 1962, EUA e conta a história sobre uma mulher muda que trabalha em um prédio do governo de alta segurança, e que se apaixona por uma criatura humanóide anfíbia que é mantida em cativeiro no laboratório do local.
O filme ganhou diversos prêmios nos festivais de cinema em que competiu, além de 7 awards no Golden Globe Awards, incluíndo melhor diretor e melhor trilha sonora. No Bafta, recebeu 12 nominações e venceu em 3 categorias. Para o Oscar desse ano, recebeu o maior número de nominações (13), e é um dos favoritos para levar o prêmio máximo da noite.
O filme é do Del Toro, logo, quem conhece o diretor já sabe que sua especialidade são os filmes de monstros. Mas não esperem por um filme que vá surpreender com plot twists ou na ousadia de subverter o gênero. O filme é, até, bastante previsível ao seguir todas as fórmulas e arquétipos clássicos, apenas permitindo uma leve liberdade. Temos a bela, carente, em busca de ser aceita pelo que é. Um vilão sem tons de cinza, mas que se mostra mais como um produto do seu meio. Um monstro incompreendido, mas que é alienígena o suficiente para produzir certa imprevisibilidade.
Os diálogos não são complexos e nem tentam deixar mensagens subentendidas. Os personagens são construídos bem o suficiente, e através de atuações competentes, tornam a história agradável de ser acompanhada. Mesmo o romance entre mulher e monstro não parece chocar. A trilha sonora de Alexandre Desplat está incrível e se encaixa perfeitamente. Os figurinos, design de personagem, referências e cenários, foram todos construídos com esmero e atenção, uma marca já conhecida das produções de Del Toro. O filme é muito bem amarrado e produzido, e tecnicamente não deixa nada a desejar.
Entretanto, não trabalho para a Academia e não sou crítico profissional. Ainda não sei se o filme ganhará o grande prêmio da noite, mas entre as opções, eu gostaria que Del Toro recebesse mais esse reconhecimento pelo trabalho primoroso que fez. Não é o meu filme favorito dele. Labirinto do Fauno foi bem mais filme, na minha opinião. Do ponto de vista deste Nerd que aqui escreve, A Forma da Água foi, sim, um pouco decepcionante. O filme não é nem de longe ruim, pelo contrário. Tecnicamente, através de atuações, figurinos, reconstituição de época, etc, o filme é incrível. Só não é o filme de monstro que ainda estou aguardando.
Del Toro estava no projeto das filmagens de Nas Montanhas da Loucura, adaptação de um dos contos mais famosos de H.P. Lovecraft, e era esse o filme que eu gostaria de ter visto. (além de mais continuações de Hell Boy). Mas o projeto foi cancelado e, infelizmente, Hell Boy também está em outras mãos atualmente. Mas tenho confiança que, com o sucesso de crítica de A Forma da Água, os estúdios vão estar cada vez mais dispostos a apostar suas fichas no talento do diretor. E que venham mais filmes de monstros!
É surpreendente ver um filme desses com tantos ingredientes utilizados nos filmes dos anos 50 surpreender a tata gente, confessos que voltei a me sentir uma criança vendo aqueles filmes de ficção científica fantástica que tantas vezes foi reprisado por canais de televisão que nem existem mais…
CurtirCurtir