O mundo ficou menos colorido com a morte de Steve Ditko aos 90 anos de idade. Steve foi co-criador do homem Aranha e Dr. Estranho junto com Stan Lee. A polícia de Nova York confirmou a informação ao site da revista “The Hollywood Reporter”, nesta sexta-feira 6 de julho, que o seu corpo foi encontrado no último dia 29 de junho e que provavelmente o seu falecimento teria ocorrido dois dias antes.
Como ilustrador da Marvel Comics desenvolveu a pedido de Stan Lee em 1961 o Homem Aranha, seu conceito visual e toda uma gama de inimigos como Doutor Octopus, Homem-Areia, Lagarto e Duende Verde em cima de uma ideia concebida por Lee. O Dr. Estranho viria a ser concebido dois anos depois ainda em parceria com Stan Lee e também já com todos o seu conceito original incorporado ao personagem. A parceria foi interrompida sob brigas judiciais que deixou os dois sem se falar por longos anos.
Nesse intervalo Ditko trabalhou para várias editoras, incluindo a DC Comics, onde co-criou Creeper e Hawk and Dove, passando pela Charlton Comics, onde trabalhou em Liberty Belle antes de retornar a Marvel. Ao longo de sua vida profissional Steve trabalhou em grandes projetos e personagens junto com outros profissionais tão grandes quanto ele como, Joe Simon e Jack Kirby. A partir dos anos de 1990 passou se dedicar a trabalhos corriqueiros como freelancer para várias editoras, quando criou a Garota Esquilo que também se tornou tão popular quanto as suas criações anteriores.
Steve adotou uma postura de auto-reclusão desde a década de 1960, se recusando a dar entrevistas. Ditko sequer participou das campanhas de divulgação dos filmes dos seus primeiros heróis, Homem Aranha e Dr. Estranho.
Um vez disse: “Quando eu faço um trabalho, não é minha personalidade que eu estou oferecendo aos leitores, mas a minha arte. Não é o que, como eu sou que conta. É o que eu fiz e quão bem foi feito …. Eu produzo um produto, uma história de arte em quadrinhos, Steve Ditko é a marca”.